Infelizmente este é um pensamento equivocado! Se pensarmos apenas em relação à manutenção dos tecidos de suporte (gengiva e osso), já são indicadas as chamadas consultas especializadas com regularidade. Os tecidos de suporte sofrem muito na presença de Próteses Totais (dentaduras). Ocorre remodelação óssea com frequência e velocidade cada vez mais acentuada de forma cíclica: Os tecidos se remodelam (perda óssea ), as próteses passam a ficar mais “folgadas”, o que gera mais pressão sobre os ossos e que leva a mais perda óssea.
PREVINA!
Faça consultas de manutenção com seu dentista que poderá interceptar e prevenir a partir de preenchimentos compensatórios (reembasamentos), que melhoram a retenção das próteses e diminuem a pressão descompensada exercida pelas mesmas quando estão “folgadas”.
ALÉM DISSO, as consultas de manutenção servem para que o dentista possa se certificar da saúde oral do paciente, examinando língua, bochechas e adjacências, onde podem acontecer traumas por má adaptação das próteses.