Antes de responder a esta pergunta, vamos tentar definir PROFILAXIA.
É possível conceituar a profilaxia como a área da saúde que atua nos fatores de prevenção de doenças no nível populacional, com foco na proteção e no desenvolvimento das espécies.
Considerando que tanto a cárie quanto os problemas periodontais (gengivais) são definidos como doenças, podemos dizer que a Profilaxia Dental (executada por profissional) é o procedimento que intercepta e previne o aparecimento de tais doenças.
Exemplificando, fazemos limpeza diária em nossa casa ou ambiente de trabalho, mas sempre precisaremos da ajuda de um profissional da área de limpeza para executar a faxina mais “pesada”. Costumo dizer que o Dentista, sem demérito algum,é o faxineiro da boca. Na profilaxia profissional, executada pelo dentista, além de executar a “limpeza” das superfícies dentais e gengivas, o dentista também faz a “varredura” de possíveis áreas que possam reter placa bacteriana e tártaro.
As consultas para Profilaxia Profissional são definidas pelo profissional e sua frequência pode variar de paciente para paciente, de acordo com o índice de cárie, retenção de placa bacteriana (biofilme), retenção de tártaro e ainda de acordo com algumas “particularidades”, como por exemplo, pessoas com dificuldade motriz, portadores de doenças sistêmicas que requeiram acompanhamento personalizado e outros.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas. (colocar ao lado link para contato no whats)